Série SOLITUDE (40/260)
2018 - 2020
Impressão sobre papel fotográfico.
30 x 20 cm
Essa série é um projeto contínuo, atualmente composto por aproximadamente 250 fotografias. São imagens que enunciam ativações cotidianas onde a fisicalidade toca questões como a solitude, privação e criação poética. Como ponto de partida evoco também as relações contemporâneas baseadas em aplicativos de geolocalização e o distanciamento do encontro, materializado nesses registros efêmeros que apontam a perenidade do gozo com o outro.
Tendo como interesse evidenciar o caráter do trabalho vinculados a pluralidade e repetição dos cotidianos entre 4 paredes, as imagens enunciam ativações cotidianas onde a fisicalidade toca questões como a solitude, privação e criação poética, articulando fricções entre:
sêmen
semente
sonho
solidão
solitude
desejo
dificuldade
negação
vazio
tristeza
felicidade
gozo
separação
exílio
incomunicação
retiro
desterro
introversão
mudez
silêncio
serenidade
paz
perigo
luta
ausência
falta
escassez
privação
subjetivação
ideia
aspiração
imagem
repetição
absorção
concentração
contemplação
êxtase
vício
encantamento
compulsão
obsessão
regra
prática
hábito
mania
falha
licenciosidade
infâmia
estímulo
ultraje
perversão
apego
audácia
exposição
fragilidade
dependência
mácula
falha
leite
germe
nascimento
gênesis
melancolia
esmorecimento
desistência
propósito
fracasso
bloqueio
barreira
desesperança
desalento
aflição
ruína
ermo
júbilo
fuligem
impropério
regozijo
piedade
ternura
apego
devoção
abstração
devassidão
BREVIÁRIO DA SOLITUDE
Fotolivro
32 páginas.
Editora: Paisagens Híbridas; 1° Edição, 2018.
ISBN: 978-85-69970-13-2
13,5 x 15 cm.
Ensaio fotográfico de Aldones Nino. O livro, através de um percurso iconográfico de autorretratos do artista, revela aspectos da solitude, do isolamento e das camadas que envolvem o encontro com o Eu. A série de imagens também tensiona e atravessam temas que impactam o modo de vida contemporânea.
Série JAÉN
Impressão sobre papel fotográfico
Dimensões variáveis
Esta série é composta por um conjunto de 20 fotografias que integram a pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade de Granada em cotutela com o Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Partindo de um exercício do olhar sobre paisagens cotidianas, os registros buscam revelar percursos que encontram-se entrelaçados. Este conjunto de fotografias foram realizadas durante o primeiro ano de pesquisa, dando início a uma série de investigações, que articulam questões e atravessamentos entre arte contemporânea e historiografia da arte, inserindo apontamentos biográficos que tensionam limitações entre enunciação, poder e ruptura.